A P R E N D E N D O T E L E G R A F I AE D E S C O B R I N D OU M M U N D O N O V O
Samuel F.B. Morse (1791-1872), "Father of the Morse Telegraph"
A curiosidade, o trabalho e a persistência são fatores essenciais para que a humanidade possa vencer desafios e, por conseqüência, evoluir. Rogerio Leandro Fleck – PY5DJ
Dedicatória
A Deus, por me conceder o dom da vida e por ter iluminado a mente de Samuel F. B. Morse. À minha esposa e filhas, pelas horas de ausência, horas estas dedicadas ao radioamadorismo e, principalmente, na descoberta desta maravilhosa modalidade de comunicação que é o cw. A meu afilhado de rádio, e de cw, por ter servido de “cobaia” (com seu consentimento) para aplicação desta metodologia, comprovando que este simples trabalho pode ser útil a alguém.
OBJETIVOS DESTA METODOLOGIA
* Incentivar o aprendizado e prática da modalidade CW * Possibilitar o aprendizado do alfabeto, dos números e de alguns caracteres especiais * Desenvolver a exatidão ao invés de velocidade * Desenvolver a capacidade reflexiva * Estabelecer, desde o início, a velocidade mínima de 1Ø palavras por minuto * Possibilitar que, ao término da primeira aula, o aprendiz de cw possa “copiar” algumas palavras com sentido próprio
MOTIVOS PARA APRENDER E GOSTAR DE CW
* Monitorar aberturas de propagação através da identificação de “beacons” existentes nos segmentos de frequências destinadas ao radioamadorismo
* “Corujar” ondas longas na busca de identificações de emissões piloto nas bandas aéreas, bem como emissões marítimas (radiofaróis)
* A maioria relativa dos radioamadores do mundo opera nesta modalidade (ver aqui se uso este termo maioria relativa – qual a diferença entre absoluta?)
* A prática do CW melhora a nossa capacidade de memorização e concentração
* Com equipamentos simples e baratos pode-se descobrir um mundo até então desconhecido
* A utilização de pouca potência possibilita, com relativa facilidade, efetuar contatos DX (sinais em CW são perfeitamente audíveis e distintos mesmo sob alto ruído)
* Existem inúmeros radioamadores e entidades DX (países) que somente “aparecem na faixa” na modalidade CW
* O prazer de vencer um desafio, que é intrínseco à natureza humana, seguido do prazer de “saborear o manjar dos deuses” quando se pratica esta modalidade de transmissão
PRIMEIRA AULA
Apresentação da turmaa) Instrutor b) Alunos obs: os termos “instrutor” e “alunos” são conceitos apenas didáticos. Na realidade o que existe, no meu ponto de vista, são radioamadores com mais experiência ou menos experiência nas diversas modalidades de transmissão bem como nas mais variadas atividades relacionadas ao radioamadorismo. A troca de conhecimentos é a tônica da evolução humana e, desta forma, trocar conhecimentos,em qualquer setor das nossas vidas, dá início ao esboço de um passaporte para a evolução.
“Dicas” importantesa) É terminantemente proibido ler, pensar, falar e escrever “pontos e traços”. Neste ponto permitam-me uma conotação lúdica: quem for pego cometendo este “crime” terá direito ao corte de um pedaço da língua, quando falar, ao corte de um pedaço do dedo, quando escrever, ao corte de um pedaço do cérebro, quando pensar e por último a ter os olhos furados, quando ler “pontos e traços”. Portanto tratemos de esquecer estes dois abomináveis e desprezíveis caracteres que conhecemos (pontos e traços). b) Vamos aprender que existem duas novas entidades extremamente importantes para quem deseja aprender telegrafia: “di” e “dá”. c) O procedimento de contar “traços e pontos” é a chave para o insucesso, acreditem. Esta prática nos impõe a limitação de uma baixa velocidade de recepção e também leva muitas pessoas a desistirem ou, sequer, iniciarem o aprendizado da telegrafia. A chave para o sucesso é ouvir e aprender o som de um determinado caracter, assimilando a música correspondente. d) CW deve ser ritmado, CW é musical. e) Cada pessoa deve criar uma forma própria de associar a musicalidade de um caracter a um mnemônico *, para melhor fixar na mente um caracter aprendido. Ex: a letra “U” (di di dá) tem o som de u-ru-bú. A letra “L” (di dá di di) tem o som de vem-cá-li-li. f) Não acostumar o ouvido com o som de um único manipulador pois, “na faixa”, teremos a oportunidade de distinguir incontáveis freqüências diferentes de portadora manipulada (tonalidades diferentes – umas mais graves outras mais agudas) g) A utilização de manipulador do tipo “pica-pau” é recomendável, inicialmente. Deixar para o futuro a utilização de manipulador do tipo iâmbico.
* mnemônico: adj. 1- que se refere à memória. 2- Que ajuda a memória. 3- Que facilmente se grava na memória.
Método de ensinoa) Como premissa básica deve-se evitar o auto-estudo pois existe a necessidade, da parte de quem está aprendendo CW, de acompanhamento inicial. Neste ponto devemos considerar que a motivação vem de duas fontes principais: do instrutor e do próprio aluno (grupo de estudo). b) Inicialmente aprende-se somente a recepção das letras, números e caracteres especiais, deixando a prática da transmissão para um momento seguinte porque a transmissão é análoga à fala do ser humano. De tanto ouvir tudo que nos cerca, quando crianças, por conseqüência aprendemos a falar. c) Divisão do alfabeto/números em grupos, para um melhor aprendizado. d) O instrutor fala para o grupo, em forma de “di” e “dá”, qual o caracter que será aprendido. Ex: pessoal, a letra “A” é assim di dá. e) O instrutor transmite o caracter no mínimo 5 vezes, para o grupo de alunos assimilar. Repete a seqüência, quantas vezes forem necessárias e conforme o desejo do grupo, sempre respeitando o mínimo de 5 repetições. f) O aluno anota, em forma de di e dá, somente quando for dado o caracter pela primeira vez. Após realizar isto somente escuta para melhor assimilar a musicalidade do caracter. Não é conveniente anotar, durante o aprendizado, o caracter que está sendo estudado. Haverá oportunidade para anotações durante os exercícios. g) Exercícios: o instrutor transmite e, aleatoriamente, pergunta a qual caracter corresponde. Ver se usa a palavra transmite mesmo, para o instrutor... h) Conforme avança a quantidade de caracteres aprendidos o exercício vai se tornando mais complexo pois haverá mistura de todos os caracteres aprendidos até o momento. Neste ponto o instrutor transmite os caracteres dos grupos, de uma forma sequencial ou aleatória, e pergunta a qual letra corresponde. i) Ao final de cada grupo serão formadas palavras, quando possível, as quais representam exercícios de agrupamentos e formação de palavras. j) A cada início de aula serão revisados todos os caracteres já aprendidos realizando, inclusive, exercícios sequenciais e/ou aleatórios. k) A passagem de um grupo de caracteres para um novo grupo somente será feita quando o grupo anterior estiver bem fixado. l) A transmissão das letras, números e caracteres especiais, por parte de quem está aprendendo telegrafia, faz parte do método somente a partir de um momento futuro pois, por conseqüência do aprendizado, ela (a transmissão) se manifesta de uma forma natural. m) Por último: você acabará por perceber que o tão “temível” e “amaldiçoado” CW (assim designado por aqueles que não desejam aprendê-lo ou que são contra esta modalidade) passa a ser uma linguagem compreensível a qual lhe trará, sem sombra de dúvida, muita satisfação no decorrer das suas atividades radioamadorísticas pois um mundo novo se abrirá à sua frente (ver, na página 2, os motivos para aprender e gostar de CW).
GRUPO 1 – LETRAS A (DI DÁ) N (DÁ DI) U (DI DI DÁ) D (DÁ DI DI) V (DI DI DI DÁ) B (DÁ DI DI DI)
Revisão – revisão das letras do grupo 1.
A N UD V B B V DU N A U N A D V B D V B U N A
Exercício 1- exercício de agrupamento (com letras do grupo 1)
AN UD VB NA DU BV AB NV UD BA VN DU AU ND UV DB UA DN VU BD ANU AUD ADV AVB NUD NDV NDB UAN UNA UDV UVB DAN DBV DVB BVD BDU BUN BNA VBD VDU VUN VNA DUN UDV NBA NVD NAB ABV AVD
Exercício 2 - exercício de formação de palavras (com letras do grupo 1)
ANA ANU NAU NUA DUNA NADA DUDU NANA VUDU BUDA VAVA DADA DUDA BUBU BANANA BANANADA
SEGUNDA AULA
Revisão – revisão das letras do grupo 1
A N UD V B B V DU N A U N A D V B D V B U N A
Exercício 1 - exercício de agrupamento (com letras do grupo 1)
AN UD VB NA DU BV AB NV UD BA VN DU AU ND UV DB UA DN VU BD ANU AUD ADV AVB NUD NDV NDB UAN UNA UDV UVB DAN DBV DVB BVD BDU BUN BNA VBD VDU VUN VNA DUN UDV NBA NVD NAB ABV AVB ANU DVB UNA BVD NUD VBA DUN ABV UDV BAN VDU NAB NDU ANUD VBAN NUDV BANU DUNA NABV VDUN UNAB
Exercício 2 - exercício de formação de palavras (com letras do grupo 1)
ANA ANU NAU NUA DUNA NADA DUDU NANA VUDU BUDA VAVA DADA DUDA BUBU BANANA BANANADA
Solicitar ao grupo de alunos se existe algum motivo que impeça de apresentar o grupo 2 de letras
GRUPO 2 – LETRAS
E (DI) I (DI DI) S (DI DI DI) H (DI DI DI DI) T (DÁ) M (DÁ DÁ) O (DÁ DÁ DÁ)
Revisão – revisão das letras do grupo 2.
E I S H T M O O M T H S I E H S I E O M T H T M O E I S
Exercício 3- exercício de agrupamento (com letras do grupo 2)
EI IE IS SI SH HS HT TH TM MT MO OM EO OE IM MI ST TS HO OH SIE SHT TEI TOM HSM THI THE MHO MSH
Exercício 4 - exercício de formação de palavras (acumulativo com letras dos grupos 1 e 2)
TITO MOTEIS OSSO TOMEM TOM HOTEIS TENENTE METANO MATINHOS BOTINAS MOTO TESTE BOTA TENTE VINDO VIDA METADE MEIAS BANDA MAMATA MAMADA MATO BODAS NOITE NOITINHA BOATE NOTA TATU TUTU MENOS MENU MUITO TERCEIRA AULA
Revisão – revisão das letras do grupo 1 e 2
A N UD V B B V DU N A U N A D V B D V B U N A E I S H T M O O M T H S I E H S I E O M T H T M O E I S
Exercício 1 - exercício de agrupamento (acumulativo com letras dos grupos 1 e 2)
EI IE IS SI SH HS HT TH TM MT MO OM EO OE IM MI ST TS HO OH ANU DVB UNA BVD NUD VBA DUN ABV UDV BAN VDU NAB NDU ANUD VBAN NUDV BANU DUNA NABV VDUN UNAB SIE SHT TEI TOM HSM THI THE MHO MSH VUDANB BADUNV OMIHSTE UOIANHTSVBDME TVSUHBNEOMIAD EMDVBSTHNAIOU DAIMOENBHUSVT
Exercício 2 - exercício de formação de palavras (acumulativo com letras dos grupos 1 e 2)
ANA ANU TOM DUNA NADA DUDU NANA VUDU BUDA VAVA DADA DUDA BUBU TITO MOTO TESTE BOTA VIDA NOTA TATU OSSO OVOS TOMEM MATO TUTU MENU TENTE MEIAS VINDO HOTEIS TENENTE METANO MATINHOS BOTINAS VINDO METADE BANDA MAMATA MAMADA BODAS NOITE NOITINHA BOATE MENOS MUITO BONITAS MOTEIS BANANA BANANADA DIVINOS MENINOS HUMANIDADE
Solicitar ao grupo de alunos se existe algum motivo que impeça de apresentar o grupo 3 de letras
GRUPO 3 – LETRASR (DI DÁ DI) K (DÁ DI DÁ) P (DI DÁ DÁ DI) X (DÁ DI DI DÁ) F (DI DI DÁ DI) L (DI DÁ DI DI) Q (DÁ DÁ DI DÁ) Y (DÁ DI DÁ DÁ)
Revisão – revisão das letras do grupo 3
R K P X F L Q Y Y Q L F X P K R X P K R Y Q L F F X L P Q K Y R
Exercício 3- exercício de agrupamento (com letras do grupo 3)
RK PX FF LQ YL QY KR XP LF YQ RP KX PF XL FQ LY RYK KQL PLY FQX XYL KYR PQF RKPX FLQY KPXF YLQF QLFX FXPQ LKRY
Exercício 4 - exercício de formação de palavras (acumulativo com letras dos grupos 1, 2 e 3)
PETROBRAS IMPOSTOS MELHOR PORTO ESTADOS PANTANAL LABORATORIO AVASSALADORA OUTUBRO SETEMBRO URUBU EQUILIBRIO PRESIDENTE BRUXINHAS PEQUENO PARANA FISIONOMIA PARAFINA PARANAPANEMA PARENTES ASSESSORIA ANIVERSARIO KENNEDY KILOMETRO QUILO TIMOTEO ESBELTO BANDEIRA TOMATE FRITO HOTELARIA TENENTE VEADOS BONITA MENINA APENAS MELHOR PERFUME DEFINIDO PERMISSAO ARQUIVOS PRIMAVERIL FRUSTRANTE SIMBOLOS SYLVIO SANTOS MOLE SAMUEL MORSE MEMORY KEYER MICKEY MOUSE VINDOURO FIRST MAN ON THE MOON
QUARTA AULA
Revisão – revisão das letras do grupo 1, 2 e 3
A N UD V B B V DU N A U N A D V B D V B U N A E I S H T M O O M T H S I E H S I E O M T H T M O E I S R K P X F L Q Y Y Q L F X P K R X P K R Y Q L F F X L P Q K Y R
Exercício 1 - exercício de agrupamento (acumulativo com letras dos grupos 1, 2 e 3)
RK PX FL QY KR XP LF YQ RP KX PF XL FQ LY RYK KQL PLY FQX XYL KYR PQF EI IE IS SI SH HS HT TH TM MT MO OM EO OE IM MI ST TS HO OH EI IE IS SI SH HS HT TH TM MT MO OM EO OE IM MI ST TS HO OH SIE SHT TEI ANU DVB UNA BVD NUD VBA DUN ABV UDV BAN VDU NAB NDU TOM HSM THI THE MHO MSH SIE SHT TEI TOM HSM THI THE MHO MSH RKPX FLQY KPXF YLQF QLFX FXPQ LKRY ANUD VBAN NUDV BANU DUNA NABV VDUN UNAB VUDANB BADUNV OMIHSTE UOIANHTSVBDME TVSUHBNEOMIAD EMDVBSTHNAIOU DAIMOENBHUSVT
Exercício 2 - exercício de formação de palavras (acumulativo com letras dos grupos 1, 2 e 3)
PETROBRAS IMPOSTOS MELHOR PORTO ESTADOS PANTANAL LABORATORIO AVASSALADORA OUTUBRO SETEMBRO URUBU EQUILIBRIO PRESIDENTE BRUXINHAS PEQUENO PARANA FISIONOMIA PARAFINA PARANAPANEMA PARENTES ASSESSORIA ANIVERSARIO KENNEDY KILOMETRO QUILO TIMOTEO ESBELTO BANDEIRA TOMATE FRITO HOTELARIA TENENTE VEADOS BONITA MENINA APENAS MELHOR PERFUME DEFINIDO PERMISSAO ARQUIVOS PRIMAVERIL FRUSTRANTE SIMBOLOS SYLVIO SANTOS MOLE SAMUEL MORSE MEMORY KEYER MICKEY MOUSE VINDOURO FIRST MAN ON THE MOON ANA ANU TOM DUNA NADA DUDU NANA VUDU BUDA VAVA DADA DUDA BUBU TITO MOTO TESTE BOTA VIDA NOTA TATU OSSO OVOS TOMEM MATO TUTU MENU TENTE MEIAS VINDO HOTEIS TENENTE METANO MATINHOS BOTINAS VINDO METADE BANDA MAMATA MAMADA BODAS NOITE NOITINHA BOATE MENOS MUITO BONITAS MOTEIS BANANA BANANADA DIVINOS MENINOS HUMANIDADE
Solicitar ao grupo de alunos se existe algum motivo que impeça de apresentar o grupo 4 de letras
GRUPO 4 – LETRAS
G (DÁ DÁ DI) W (DI DÁ DÁ) Z (DÁ DÁ DI DI) C (DÁ DI DÁ DI) J (DI DÁ DÁ DÁ)
Revisão – revisão das letras do grupo 4
G W Z C J J C Z W G W G J C Z Z C J G W
Exercício 3- exercício de agrupamento (com letras do grupo 4)
GW ZC CJ WZ ZJ WC CW JZ JG GJ CG ZW ZWC GWZ CJG CJZ WGZ GZW JZC ZCJG WZCJ JWCG WCJZ WJWZ
Exercício 4 -exercício de formação de palavras (acumulativo com letras dos grupos 1, 2, 3 e 4)
WINDOWS TONALIDADE GUARATUBA MUNHECA NARIZ PREOCUPADOS BOAZUDA CACAREJANDO LARANJA RELOGIO REQUINTE QUALIDADE TIME ZEZINHO AMOROSO GRACIOSO SAPO VACA PAPAGAIO TAMANDUA FORMIGA ELEFANTE JABUTI WORD PREMIO JACU COMPUTADORES RADIO OUVINTE PAULISTANO GALO ANTENA FRANCISCO PALAVRA GRUPO ABRACO CONTATO AGRADECIMENTO REVISTA VOLTAREMOS ESTUDO MAIORIDADE TORCIDA IMPRESSIONANTE CORRENDO AFINAL EXAME ENXAME BICHOS BATERIA CAMPINAS PELOTAS CURITIBA DOUTOR
QUINTA AULA
Revisão – revisão das letras do grupo 1, 2, 3 e 4
A N UD V B B V DU N A U N A D V B D V B U N A E I S H T M O O M T H S I E H S I E O M T H T M O E I S R K P X F L Q Y Y Q L F X P K R X P K R Y Q L F F X L P Q K Y R G W Z C J J C Z W G W G J C Z Z C J G W
Exercício de agrupamento (acumulativo grupos 1, 2 e 3)
GW ZC CJ WZ ZJ WC CW JZ JG GJ CG ZW RK PX FL QY KR XP LF YQ RP KX PF XL FQ LY RYK KQL PLY FQX XYL KYR PQF RKPX FLQY KPXF YLQF QLFX FXPQ LKRY UOIANHTSVBDME TVSUHBNEOMIAD VUDANB BADUNV OMIHSTE EMDVBSTHNAIOU DAIMOENBHUSVT ANU DVB UNA BVD NUD VBA DUN ABV UDV BAN VDU NAB NDU ANUD VBAN NUDV BANU DUNA NABV VDUN UNAB EI IE IS SI SH HS HT TH TM MT MO OM EO OE IM MI ST TS HO OH SIE SHT TEI TOM HSM THI THE MHO MSH
Exercício de formação de palavras (acumulativo grupo 1, 2 e 3)
PETROBRAS IMPOSTOS MELHOR PORTO ESTADOS PANTANAL LABORATORIO AVASSALADORA OUTUBRO SETEMBRO URUBU EQUILIBRIO PRESIDENTE BRUXINHAS PEQUENO PARANA PROSTITUTAS FISIONOMIA PARAFINA PARANAPANEMA PARENTES ASSESSORIA ANIVERSARIO KENNEDY KILOMETRO QUILO TIMOTEO ESBELTO BANDEIRA TOMATE FRITO HOTELARIA TENENTE VEADOS BONITA MENINA APENAS MELHOR PERFUME DEFINIDO PERMISSAO ARQUIVOS PRIMAVERIL FRUSTRANTE SIMBOLOS SYLVIO SANTOS FIRST MAN ON THE MOON SAMUEL MORSE MEMORY KEYER MICKEY MOUSE MOLE VINDOURO DUNA NADA DUDU ANA NANA ANU VUDU BUDA VAVA DADA DUDA BUNDA BUNDUDA BANANA BANANADA BUBU TITO MOTEIS OSSO TOMEM TOM HOTEIS TENENTE VIADINHOS METANO MATINHOS BOTINAS MOTO TESTE BOTA TENTE VINDO VIDA METADE MEIAS BANDA VADIO MAMATA MAMADA MATO BODAS NOITE NOITINHA BOATE NOTA TATU TUTU MENOS MENU MUITO BONITAS OVOS DIVINOS MENINOS HUMANIDADE
Solicitar ao grupo de alunos se existe algum motivo que impeça de apresentar o grupo 5 de caracteres especiais
GRUPO 5 – CARACTERES ESPECIAIS
Á (DI DÁ DI DÁ) É (DI DI DÁ DI DI) Ç (DÁ DI DÁ DI DI) . (DI DÁ DI DÁ DI DÁ) , (DÁ DÁ DI DI DÁ DÁ) _ (DÁ DI DI DI DÁ) / (DÁ DI DI DÁ DI) ? (DI DI DÁ DÁ DI DI)
Exercício de agrupamento (do grupo 5) Á É Ç . , _ / ?
ÁÉ Ç. ,_ /? ÉÁ .Ç _, ?/
Exercício de formação de palavras (acumulativo grupos 1, 2, 3, 4 e 5)
CAÇAPA AGRADECIMENTO MÁGOA QUANTO? CINCO/SEIS QUANTAS? MÉXICO PÁDUA GRAÇA ÁGUA É BOM PARA TODOS VIGÉSIMO NONAGÉSIMO LÉGUA ÉGUAS FACEIRO,OU SEJA,LÉPIDO. APENAS RIO GRANDE DO SUL ENQUANTO DELICIOSO NOTURNO QUINZENA SIMULADO IRMANDADE BAHIA FUTEBOL CORITIBA ATLÉTICO MOMENTO REPETIDORA ADMINISTRADOR CAPITAL APOIO LEMBRANÇA VINTE VHF QTC QSY QRV WILMAR ALGUÉM LABRE ARPA FILIZARDO FILAMENTO BATERIAS FORMULAS ANIMAL MANIPULATOD MINUTOS CRUSTÁCEO CORPORAÇAO OUTUBRO VOLUME VELOCIDADE APARECIDA SOLDADOS TELEFONE ÁREA ARMÁRIO PORCENTAGEM QUEM SERÁ? TUDO BEM? IGUAÇU POTENCIOMETROS UNIVERSIDADE CLASSE ANATEL LICENÇAS GOVERNO EXPEDIDA ATUALIZAR REVOGAR ENDEREÇO JURISDIÇAO TITULAR ORGANISMO FAIXAS HELIPORTO CERTIFICADO VIGENTE MOTEL
SEXTA AULA
Revisão – Revisão das letras do grupo 1, 2, 3, 4 e 5 adicionado de exercício de recepção e tradução, de forma aleatória.
A N U D V B B V D U N A E I S H T M O O M T H S I E R K P X F L Q Y Y Q L F X P K R G W Z C J J C Z W G Á É Ç . , / ?
Exercício de agrupamento (acumulativo grupos 1, 2 e 3, 4 e 5)
ÁÉ Ç. ,_ /? ÉÁ .Ç _, ?/ GW ZC CJ WZ ZJ WC CW JZ JG GJ CG ZW RK PX FL QY KR XP LF YQ RP KX PF XL FQ LY RYK KQL PLY FQX XYL KYR PQF RKPX FLQY KPXF YLQF QLFX FXPQ LKRY UOIANHTSVBDME TVSUHBNEOMIAD VUDANB BADUNV OMIHSTE EMDVBSTHNAIOU DAIMOENBHUSVT ANU DVB UNA BVD NUD VBA DUN ABV UDV BAN VDU NAB NDU ANUD VBAN NUDV BANU DUNA NABV VDUN UNAB EI IE IS SI SH HS HT TH TM MT MO OM EO OE IM MI ST TS HO OH SIE SHT TEI TOM HSM THI THE MHO MSH
Exercício de formação de palavras (acumulativo grupo 1, 2, 3,4 e 5)
PETROBRAS IMPOSTOS MELHOR PORTO ESTADOS PANTANAL LABORATORIO AVASSALADORA OUTUBRO SETEMBRO URUBU EQUILIBRIO PRESIDENTE BRUXINHAS PEQUENO PARANA PROSTITUTAS FISIONOMIA PARAFINA PARANAPANEMA PARENTES ASSESSORIA ANIVERSARIO KENNEDY KILOMETRO QUILO TIMOTEO ESBELTO BANDEIRA TOMATE FRITO HOTELARIA TENENTE VEADOS BONITA MENINA APENAS MELHOR PERFUME DEFINIDO PERMISSAO ARQUIVOS PRIMAVERIL FRUSTRANTE SIMBOLOS SYLVIO SANTOS FIRST MAN ON THE MOON SAMUEL MORSE MEMORY KEYER MICKEY MOUSE MOLE VINDOURO DUNA NADA DUDU ANA NANA ANU VUDU BUDA VAVA DADA DUDA BANANA BANANADA BUBU TITO MOTEIS OSSO TOMEM TOM HOTEIS TENENTE VIADINHOS METANO MATINHOS BOTINAS MOTO TESTE BOTA TENTE VINDO VIDA METADE MEIAS BANDA VADIO MAMATA MAMADA MATO BODAS NOITE NOITINHA BOATE NOTA TATU TUTU MENOS MENU MUITO BONITAS OVOS DIVINOS MENINOS HUMANIDADE
Solicitar ao grupo de alunos se existe algum motivo que impeça de apresentar o grupo 6 de números
GRUPO 6 – NÚMEROS
1 (DI DÁ DÁ DÁ DÁ) 2 (DI DI DÁ DÁ DÁ) 3 (DI DI DI DÁ DÁ) 4 (DI DI DI DI DÁ) 5 (DI DI DI DI DI)
Exercício de agrupamento (do grupo 6) 1 2 3 4 5
11 12 13 14 15 21 22 23 24 25 31 32 33 34 35 41 42 43 44 45 51 52 53 54 55 12345 54321 1325 2435 3154 3241 3523 4212 5132 4513
Exercício de formação de palavras (acumulativo grupos 1, 2, 3, 4 e 5)
SERVIÇO DE RADIOAMADOR É O SERVIÇO DE RÁDIO COMUNICAÇAO REALIZADO POR PESSOAS AUTORIZADAS QUE SE INTERESSEM PELA RADIOTÉCNICA.
NO CASO DE TESTES A SEREM REALIZADOS EM LOCAL FORA DA SEDE DA UNIDADE DA ANATEL RESPONSÁVEL POR SUA APLICAÇAO, A APLICAÇAO PODERÁ SER FEITA POR REQUERIMENTO DOS CANDIDATOS.
PERNAMBUCO SANTA CATARINA TOCANTINS SERGIPE ALAGOAS GOIAS AMAZONAS MARTIM VAZ ALGARISMOS REGULAMENTO NECESSARIO SOLETRAR ORTOGRAFIA SOXISIX OKTOEIGHT
SÉTIMA AULA
Revisão – Revisão das letras do grupo 1, 2, 3, 4, 5 e 6 adicionado de exercício de recepção e tradução, de forma aleatória.
A N U D V B B V D U N A E I S H T M O O M T H S I E R K P X F L Q Y Y Q L F X P K R G W Z C J J C Z W G Á É Ç . , / ? 1 2 3 4 5 5 4 3 2 1
Exercício de agrupamento (acumulativo grupos 1, 2 e 3, 4 e 5)
11 12 13 14 15 21 22 23 24 25 31 32 33 34 35 41 42 43 44 45 51 52 53 54 55 12345 54321 1325 2435 3154 3241 3523 4212 5132 4513 ÁÉ Ç. ,_ /? ÉÁ .Ç _, ?/ GW ZC CJ WZ ZJ WC CW JZ JG GJ CG ZW RK PX FL QY KR XP LF YQ RP KX PF XL FQ LY RYK KQL PLY FQX XYL KYR PQF RKPX FLQY KPXF YLQF QLFX FXPQ LKRY UOIANHTSVBDME TVSUHBNEOMIAD VUDANB BADUNV OMIHSTE EMDVBSTHNAIOU DAIMOENBHUSVT ANU DVB UNA BVD NUD VBA DUN ABV UDV BAN VDU NAB NDU ANUD VBAN NUDV BANU DUNA NABV VDUN UNAB EI IE IS SI SH HS HT TH TM MT MO OM EO OE IM MI ST TS HO OH SIE SHT TEI TOM HSM THI THE MHO MSH
Exercício de formação de palavras (acumulativo grupo 1, 2, 3,4 e 5)
PETROBRAS IMPOSTOS MELHOR PORTO ESTADOS PANTANAL LABORATORIO AVASSALADORA OUTUBRO SETEMBRO URUBU EQUILIBRIO PRESIDENTE BRUXINHAS PEQUENO PARANA FISIONOMIA PARAFINA PARANAPANEMA PARENTES ASSESSORIA ANIVERSARIO KENNEDY KILOMETRO QUILO TIMOTEO ESBELTO BANDEIRA TOMATE FRITO HOTELARIA TENENTE VEADOS BONITA MENINA APENAS MELHOR PERFUME DEFINIDO PERMISSAO ARQUIVOS PRIMAVERIL FRUSTRANTE SIMBOLOS SYLVIO SANTOS FIRST MAN ON THE MOON SAMUEL MORSE MEMORY KEYER MICKEY MOUSE MOLE VINDOURO DUNA NADA DUDU ANA NANA ANU VUDU BUDA VAVA DADA DUDA BANANA BANANADA BUBU TITO MOTEIS OSSO TOMEM TOM HOTEIS TENENTE VIADINHOS METANO MATINHOS BOTINAS MOTO TESTE BOTA TENTE VINDO VIDA METADE MEIAS BANDA VADIO MAMATA MAMADA MATO BODAS NOITE NOITINHA BOATE NOTA TATU TUTU MENOS MENU MUITO BONITAS OVOS DIVINOS MENINOS HUMANIDADE
Solicitar ao grupo de alunos se existe algum motivo que impeça de apresentar o grupo 7 de números
GRUPO 7 – NÚMEROS
6 (DÁ DI DI DI DI) 7 (DÁ DÁ DI DI DI) 8 (DÁ DÁ DÁ DI DI) 9 (DÁ DÁ DÁ DÁ DI) 0 (DÁ DÁ DÁ DÁ DÁ)
Exercício de agrupamento (do grupo 7) 6 7 8 9 0
00 06 07 08 09 60 66 67 68 69 70 76 77 78 79 80 86 87 88 89 90 96 97 98 99 67890 09876 6807 9670 8609 6897 0798 0668 9667 9780 0697 9607
Exercício de formação de palavras (acumulativo grupos 1, 2, 3, 4 e 5)
EXISTINDO COMUNICAÇÃO ENTRE DOIS PONTOS PODEMOS TRANSMITIR A MENSAGEM DESEJADA OU A PROPRIA VOZ. USANDO VOZ TEMPO TELEFONIA.
ADMINISTRAR ESPECTRO DE RADIOFREQUENCIA IMPLICA EM GERIR, RACIONALMENTE, A UTILIZAÇAO DE DIVERSAS FREQUENCIAS DISTRIBUIDAS PELOS SEUS OPERADORES.
AERONAUTICO TROPOSFERA CONFERENCIA INDEXAÇAO
OITAVA AULA
Revisão – Revisão das letras do grupo 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 adicionado de exercício de recepção e tradução, de forma aleatória.
A N U D V B B V D U N A E I S H T M O O M T H S I E R K P X F L Q Y Y Q L F X P K R G W Z C J J C Z W G Á É Ç . , / ? 1 2 3 4 5 5 4 3 2 1 6 7 8 9 0 0 9 8 7 6
Exercício de agrupamento (acumulativo grupos 1, 2 e 3, 4 e 5, 6 e 7)
00 06 07 08 09 60 66 67 68 69 70 76 77 78 79 80 86 87 88 89 90 96 97 98 99 67890 09876 6807 9670 8609 6897 0798 0668 9667 9780 0697 9607 11 12 13 14 15 21 22 23 24 25 31 32 33 34 35 41 42 43 44 45 51 52 53 54 55 12345 54321 1325 2435 3154 3241 3523 4212 5132 4513 ÁÉ Ç. ,_ /? ÉÁ .Ç _, ?/ GW ZC CJ WZ ZJ WC CW JZ JG GJ CG ZW RK PX FL QY KR XP LF YQ RP KX PF XL FQ LY RYK KQL PLY FQX XYL KYR PQF RKPX FLQY KPXF YLQF QLFX FXPQ LKRY UOIANHTSVBDME TVSUHBNEOMIAD VUDANB BADUNV OMIHSTE EMDVBSTHNAIOU DAIMOENBHUSVT ANU DVB UNA BVD NUD VBA DUN ABV UDV BAN VDU NAB NDU ANUD VBAN NUDV BANU DUNA NABV VDUN UNAB EI IE IS SI SH HS HT TH TM MT MO OM EO OE IM MI ST TS HO OH SIE SHT TEI TOM HSM THI THE MHO MSH
Exercício de formação de palavras (acumulativo grupo 1, 2, 3,4 e 5)
FLUXO JOULE WATT AMPERE VOLT TENSAO NEWTON LISBOA ELETRONS VOLTIMETRO HERTZ TELEGRAFIA POLITICA DEFLAGRAR SUBMARINO COMPUTADOR
O SERVIÇO DE RADIODIFUSAO É DEFINIDO COMO UM SERVIÇO DE RADIOCOMUNICAÇÃO CUJAS EMISSOES ESTAO DESTINADAS A RECEPÇAO DIRETA PELO PUBLICO EM GERAL.
A FIBRA OTICA CONSISTE, EM PRINCIPIO, DE UM NUCLEO INTERNO DE VIDRO DE ALTISSIMO GRAU DE PUREZA ENVOLVIDO POR UMA CAMADA EXTERNA OU INVOLUCRO DE VIDRO.
OS ACUMULADORES SÃO GERADORES DE CORRENTE VARIAVEL ?
ONDE SE LOCALIZA A MAIOR INTENSIDADE DE CAMPO MAGNETICO PRODUZIDO POR UMA BOBINA ?
NINGUÉM SERÁ SUJEITO A INTERFERENCIA EM SUA VIDA PRIVADA, SUA FAMILIA, EM SEU LUGAR OU SUA CORRESPONDENCIA, NEM ATAQUES A SUA HONRA E SUA REPUTAÇAO.
ORA AQUI TENS, MEU CARO CONCIDADAO, SUPOE QUE TU QUERES TER NA TUA SALA A IMAGEM DE NAPOLEAO PASSANDO OS ALPES. ESTAS FANTASIAS SÃO-TE PERMITIDAS.
SE VOCE CHEGOU ATÉ AQUI, PARABÉNS. VOCE ESTÁ APTO A PRESTAR A PROVA QUE VAI LHE ABRIR AS PORTAS PARA UMA NOVA MODALIDADE DE COMUNICAÇAO. DESEJO-LHES SUCESSO EM SUAS VIDAS E BOA SORTE NO EXAME DE PROMOÇAO DE CLASSE.
73 DE PY5 DJ.
USANDO ABREVIAÇÕES E CÓDIGO Q EM CW
Abreviações são muito comuns de serem usadas em CW. Elas economizam tempo e, penso, ser uma das razões para o CW ser tão legal. Uma vez que você aprendeu as abreviações bem como as técnicas de operação em CW, você “está dentro”, você é um membro da fraternidade daqueles que usam o CW. Conhecer e usar o CW corretamente é como pertencer a um clube exclusivo. Qualquer um pode pegar um microfone e falar nas frequências de radioamador; fazer CW requer prática e habilidade. Listas de abreviações e códigos Q, usados em CW, estão disponíveis em muitos lugares. São mencionados aqui apenas umas poucas, aquelas mais comumente utilizadas.
Código Q em inglês em português
51 fifty-one aperto de mão 55 fifty-five sucesso 73 seventy-three abraços / saudações 88 eighty-eigth beijos ADR address endereço AGN again novamente ANT antenna antena BK break pedindo entrada BTR better melhor CL closing fechando CLD called chamei / chamou CLG calling chamando CNDX conditions condições CNT can not não posso / não pode CPY copy copiado CUAGN call you again chamo você novamente CUL call you later chamo você mais tarde DE de (em Francês) de alguém DN down para baixo DR dear caro amigo (querido) DX distancia ES e (algo, alguma coisa). FB fine bussiness excelente / ótimo FER for para alguém FM from de alguém GA go ahead vá em frente GA good afternoon boa tarde GB good bye até logo GD good bom GE good evening boa noite GM good morning bom dia GN good night boa noite GND ground aterramento GUD good bom HI laugh risos HPE hope espero HR here aqui HV have tem / tenho HW how como ? / como copiou ? N not nao NUM number número NR near perto de NW now agora OM old man amigo OP operator operador PSE please por favor PT point ponto PWR power potência R roger recebido ok RCVR receiver receptor RIG o equipmento (rádio) RPT repeat repita (repetindo) RX receiver receptor SK silent key final de transmissão SRI sorry sinto muito / desculpe STN station estação SUM some algum / alguns TMW tomorrow amanhã TNX-TKS thank you agradecimentos TU thank you obrigado TXT text texto U you você UR your seu / sua URS yours seus / suas VY very muito W watts watts WDS words palavras WKD worked trabalhei / trabalhou WKG working trabalhando WPM words per minute palavras por minuto WRD word palavra WX weather tempo (meteorologia) XTAL cristal (no Brasil = esposa) XYL married lady mulher casada (esposa) YL single lady mulher solteira YR year ano
E o código Q internacional, reconhecido em qualquer linguagem:
QRL a freqüência está ocupada? QRM interferência na transmissão (ou recepção) QRP diminuir potência QRQ transmitir mais rápido QRS transmitir mais devagar QRT parar a tranmissão QRU tem algo para mim ? QRV estou pronto QRX esperar, ficar no aguardo QRZ quem está me chamando? QSB variação no sinal QSL mensagem recebida / confirmo a recepção QSO contato entre duas estações QSY mudar freqüência QTH localização QTR horário
Não se preocupe em utilizar abreviações quando você estiver iniciando no CW. É perfeitamente normal escrever completamente cada palavra durante um QSO. Conforme a prática avança perceberá que é bem mais fácil utilizar abreviações. Existem muito mais abreviações e códigos Q mas estes devem ser suficientes para você iniciar. Existem também uma porção de códigos QN_ para uso em tráfego de CW. Também é utilizada pontuação em CW: ponto, vírgula, interrogação e travessão são os mais comumente usados. Geralmente, para separar pensamentos ou tópicos durante um contato em CW são usados um ponto (di da di da di da) ou um travessão (da di di di da). Eventualmente você irá ouvir uma barra (da di di da di) para evidenciar operação portátil ou qrp como, por exemplo, PY5DJ/PY4 ou PY5DJ/QRP (PY5DJ operando em Minas Gerais ou operando qrp, respectivamente). A letra "K" usada no final de cada transmissão em CW indica “fim de tranmissão – câmbio”. Quando dois operadores estão efetuando um qso e não desejam ser perturbados por alguém que os interrompa, eles podem enviar um "KN" ao invés de "K" ao final de cada transmissão. Ou então se um operador quer limitar a amplitude do seu cq ele também pode usar o “KN”. Por exemplo, "CQ OC CQ OC de PY5DJ KN" indica que este operador deseja ser contestado apenas por operadores do continente Oceania. Aqui estão algumas poucas expressões utilizadas em CW, que são combinações de letras transmitidas como um único caracter. Você irá encontrar estas expressões CW “no ar”, durante a prática da recepção ou durante seu qso. Estão também relacionados as pontuações geralmente mais utilizadas.
__ (AS) espere, aguarde di da di di di __ (DN) barra - / - (DN) da di di da di __ (AR) fim da mensagem di da di da di __ (SK) fim do contato di di di da di da ou __ (VA) fim do contato di di di da di da __ (BT) travessão, fim de frase da di di di da
( . ) ponto di da di da di da ( , ) vírgula da da di di da da ( ? ) interrogação di di da da di di
Obs: o sinal “__” em cima das letras indicam que a transmissão deve ser feita conjuntamente (como se fosse uma letra só) e não de forma convencional.
Ao final de cada contato CW você pode ouvir as duas estações enviando um ao outro, e com sonoridade característica, alguns “di”. O som é algo como di di di di di, di di. Uma estação envia o di di di di di e espera que a outra estação retorne um di di. Isto era mais popular no CW em épocas passadas, mas você ainda poderá ouvir nos dias de hoje. Atualmente “abrevia-se” enviando somente di di, como por exemplo: “73 dx cuagn DK8IW de PY5DJ TU di di. Não raro quando se termina um QSO CW nas freqüências dos noviços e troca-se uns di di com outros operadores pode-se escutar outros di di enviados por outras estações. Isto significa que elas estavam “corujando” seu QSO e decidiram “anunciar” sua presença mesmo que só em carater de escuta. Apesar de ser um hábito anti-ético os operadores o praticam. Se a estação “coruja” quer “marcar sua presença” com alguns di di seria melhor se ela fosse adiante e nos desse uma oportunidade para realizar um um legítimo QSO.
REPORTAGEM DE SINAIS EM CW
(R) LEGIBILIDADE
1 – Ilegível 2 – Apenas legível; distingue-se apenas uma ou outra palavra 3 – Legível, com dificuldade 4 – Legível, sem dificuldade 5 – Perfeitamente legível
(S) INTENSIDADE
1 – Sinais apenas perceptíveis 2 – Sinais muito débeis 3 – Sinais débeis 4 – Sinais mais ou menos razoáveis 5 – Sinais razoáveis 6 – Sinais bons 7 – Sinais moderadamente fortes 8 – Sinais fortes 9 – Sinais extremamente fortes
(T) TONALIDADE
1 – Nota muito rouca 2 – Nota muito grave, sem traços de musicalidade 3 – Nota grave, ligeiramente musical 4 – Nota grave, suave, moderadamente musical 5 – Nota musical 6 – Nota musical boa, com zumbido 7 – Nota cristalina, com pouco zumbido 8 – Nota cristalina, quase sem zumbido 9 – Nota cristalina pura
MODELO DE QSO EM CW
Para Comunicado Local
CQ CQ CQ DE PY5DJ PY5DJ AR K Significado: chamada geral de py5dj / fim de mensagem / câmbio
PY5DJ PY5DJ DE PY5JAK PY5JAK AR K Significado: py5dj quem lhe contesta é py5jak/ fim de mensagem / câmbio
PY5JAK DE PY5DJ BN CARO CLG GTO PELA VOLTA - SEU RST É 599 599 FB – NOME É FLECK FLECK – QTH É CURITIBA CURITIBA – PSE COMO COPIA ? PY5JAK DE PY5DJ AR KN Significado: py5jak de py5dj / boa noite caro colega / obrigado pela volta / seu RST é 599 excelente sinal / nome é Fleck / qth é Curitiba / por favor, como copia ? / py5jak de py5dj
PY5DJ DE PY5JAK BN CARO FLECK GTO PELA VOLTA E PELO RST – SEU RST TBM É 599 599 FB – NOME É JORGE JORGE – QTH É CURITIBA CURITIBA PY5DJ DE PY5JAK AR KN Significado: py5dj de py5jak / boa noite caro Fleck / obrigado pela volta e pelo RST / seu RST também é 599 excelente sinal / nome é Jorge / qth é Curitiba / py5dj de py5jak
PY5JAK DE PY5DJ R R CARO JORGE – GTO PELO QSO E PELO RST – PSE QSL VIA LABRE ATÉ PROX QSO 73 BONS CONTATOS PY5JAK DE PY5DJ VA VA Significado: py5jak de py5dj / entendido caro Jorge / obrigado pelo qso e pelo RST / por favor cartão qsl via Labre / até próximo qso / abraços e bons contatos / py5jak de py5dj / final de transmissão
PY5DJ DE PY5JAK R R CARO FLECK – GTO PELO QSO – CFM QSL VIA LABRE – ATÉ PROX QSO 73 BONS CONTATOS PY5DJ DE PY5JAK VA VA Significado: py5dj de py5jak / entendido caro Fleck / obrigado pelo qso / confirmo cartão qsl via Labre / até próximo qso / abraços e bons contatos / py5dj de py5jak / final de transmissão
Para Comunicado Internacional (DX)
CQ CQ DX CQ CQ DX DE PY5DJ PY5DJ AR K Significado: chamada geral dx de py5dj / fim de mensagem / câmbio
PY5DJ PY5DJ DE DK8IW DK8IW AR K Significado: py5dj quem lhe contesta é dk8iw / fim de mensagem / câmbio
DK8IW DE PY5DJ GM TNX CALL – UR RST IS 599 599 FB – HR NAME IS FLECK FLECK QTH IS CURITIBA CURITIBA – PSE HW ? DK8IW DE PY5DJ AR KN Significado: dk8iw de py5dj / bom dia / obrigado por contestar / seu RST é 599 excelente sinal / aqui nome é Fleck / qth é Curitiba / por favor, como copia ? / dk8iw de py5dj / fim de mensagem / câmbio e não desejo ser interrompido
PY5DJ DE DK8IW GM DR FLECK TNX FER RST 599 IN CURITIBA – UR RST IS ALSO 599 599 FB - HR NAME IS GUN GUN QTH IS FRANKFURT FRANKFURT PY5DJ DE DK8IW AR KN Significado: py5dj de dk8iw / bom dia caro Fleck / obrigado pelo 599 em Curitiba / seu RST também é 599 excelente sinal / aqui nome é Gun / qth é Frankfurt / py5dj de dk8iw / fim de mensagem / câmbio e não desejo ser interrompido
DK8IW DE PY5DJ R R DR GUN – TNX FER 599 IN FRANKFURT AND ALSO FER FB QSO – QSL VIA BURO – HPE CUAGN 73 DX GB DK8IW DE PY5DJ VA VA TU Significado: dk8iw de py5dj / entendido caro Gun / obrigado pelo 599 em Frankfurt e também pelo excelente contato / cartão qsl via clube / espero chamá-lo novamente / abraços e bons dx’s / até logo / dk8iw de py5dj / final de transmissão / obrigado
PY5DJ DE DK8IW R R DR FLECK – TNX FER FB QSO – OK QSL VIA BURO – HPE CUAGN 73 DX GB PY5DJ DE DK8IW VA VA TU Significado: py5dj de dk8iw / entendido caro Fleck / obrigado pelo excelente contato /ok cartão qsl via clube / espero chamá-lo novamente / abraços e bons dx’s / até logo / py5dj de dk8iw / final de transmissão / obrigado
|